A Prefeitura iniciou a troca da iluminação de toda a extensão da Avenida Ministro Marcos Freire e da Avenida Dr Roberto de Almeida Vinhas. As antigas lâmpadas de vapor metálico estão sendo substituídas por luminárias de LED, mais modernas, econômicas e duráveis. No total, 330 pontos de iluminação ganharão as novas luminárias e o serviço será levado a outras avenidas da cidade. As luminárias de LED consomem menos energia e a luz emitida é mais brilhante e uniforme, o que torna sua eficiência muito maior. Visivelmente, os trechos com a nova iluminação se destacam em comparação aos que ainda estão com lâmpadas de vapor metálico. A vida útil também aumenta, o que vai diminuir a necessidade de reposição ao longo do tempo. As novas luminárias permitem que os operadores do sistema controlem a intensidade da luz e o horário de operação com mais precisão do que as luminárias de multivapores, o que pode ajudar a otimizar o uso de energia e reduzir os custos. Outra vantagem, é que as novas luminárias são mais ecologicamente corretas, pois contêm menos materiais tóxicos e são mais fáceis de reciclar.
As obras de recuperação e instalação de reforço do revestimento das margens do Canal Acaraú Mirim foram entregues, oficialmente, à população em janeiro de 2023. A obra aconteceu entre a Rua Santo Antônio de Pádua e a Avenida Júlio Prestes, representando um trecho de 360 metros beneficiados. O trabalho contou ainda com recapeamento da Avenida da Integração, revestimento das calçadas nesse trecho, melhorias nos guard rails metálicos nos arredores do canal, reforma das passagens de pedestres e reparos nas muretas de concreto existentes. O canal Acaraú Mirim fica na Avenida da Integração (antigamente chamada de “Rua 18 do canal”), Bairro Nova Mirim.
Importante equipamento de drenagem do Bairro Melvi, o Canal Imperador I, passou por obras de urbanização, que foram oficialmente entregues à população em janeiro de 2023. O local foi retificado e revestido e a via do entorno ganhou ainda nova pavimentação. O objetivo da obra é ampliar a capacidade de vazão do canal, melhorando o escoamento da água de chuva nos arredores, além de valorizar todo o entorno. No total, foram beneficiados 830 metros de extensão do canal, que contempla ainda o recapeamento de trecho da Rua Milton de Oliveira, que faz divisa com o Bairro Imperador. Complementando os trabalhos, as duas antigas passagens de veículos existentes no local foram substituídas por novos equipamentos. O trabalho foi coordenado pela Secretaria de Obras Públicas de Praia Grande (Seop), através de um convênio com o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro). Para o revestimento do canal, foram utilizados gabiões do tipo colchão, que fazem a estabilização de paredes do canal, antes sem revestimento. A técnica consiste na utilização de estruturas metálicas em formato de gaiola, feitas com telas de aço e que foram preenchidas com pedras britadas, formando a estrutura de contenção. Os gabiões são subdivididos em celas, cujas funções são fortalecer a estrutura e facilitar as operações de enchimento. Entre as vantagens desse tipo de revestimento está a estrutura flexível, onde o talude não perde sua estabilidade. Outro importante ponto positivo deste sistema é a permeabilidade, pois os espaços vazios deixados pela acomodação das pedras permitem que a água presente no talude escoe, ocorrendo a drenagem necessária para que não ocorra seu enfraquecimento. Para a construção das novas passagens de veículos, foram utilizadas aduelas de concreto armado. Este equipamento, permite a passagem das águas, eliminando qualquer tipo de bloqueio ou estreitamento da vazão no local.
Marcada para o mês de março, a licitação para a construção de sanitários públicos na orla de Praia Grande prevê a construção de 18 unidades, femininas e masculinas, adaptadas para pessoas com deficiência, que serão distribuídas pelos mais de 22 quilômetros de praia, do Solemar ao Canto do Forte. O edital já foi publicado e o trabalho contará com convênio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). A obra é um atendimento a pedidos de munícipes e turistas que utilizam a orla da Cidade, que vai impactar positivamente o urbanismo e a limpeza do local, ordenando ainda mais a orla da cidade. Além das 18 unidades, a licitação contempla também a adequação do piso e instalação de rampas de acesso no calçadão da orla, em uma obra utilizando métodos modernos e não destrutivos. A previsão, caso o edital siga o cronograma sem interferências, é que as construções sejam iniciadas a partir de abril de 2023.
As rotatórias A Tribuna e Parceria, entre os bairros Boqueirão e Sítio do Campo, em Praia Grande, estão passando por obras de remodelação. O trabalho, iniciado no final do mês de outubro de 2022, é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Seop) e contará com mudanças no viário e na drenagem dos trechos, além da ampliação da área de calçada em frente ao Palácio das Artes, que receberá também novo trecho para embarque e desembarque. Toda a ação, que visa garantir mais fluidez e segurança no trânsito, tem previsão de entrega de 18 meses e está sendo realizada através de convênio com o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade).
Copyright ©2023. Desenvolvido por Raquel Chini